Dicas e Cuidados

Dicas e Cuidados

Quem pretende dividir moradia, seja república, apartamento ou até mesmo morar em pensões, pensionatos e afins, é importante sempre tomar alguns cuidados especiais antes de fechar negócio, abaixo segue algumas dicas importante.

Para quem busca lugar para morar

– Conhecer o local
É importante fazer uma visita no local, conhecer o imóvel, a vizinhança, quem são e qual o perfil e ocupação dos moradores, se você terá um quarto individual ou será necessário dividir quarto, se o local existem moradores de ambos os sexos ou se é somente feminina ou masculina.

Faça isso de preferência acompanhado(a) de mais uma pessoa, evite ir sozinho(a), pois além de ser bom para a sua segurança, com mais alguém para te ajudar a analisar o local você corre menos riscos de deixar passar despercebido algum detalhe importante.

– Conversar com outros moradores
É sempre importante conversar com os moradores do local, perguntar sobre os problemas mais frequentes, como é morar ali, enfim.

– Ofertas e propostas mirabolantes
Sempre desconfie de ofertas e propostas super tentadoras, como diz aquele velho ditado:”Quando a esmola é demais o santo desconfia”.

Fique sempre com um pé atrás quando perceber muita insistência e persistência em alguma oferta de moradia.

Para quem vai oferecer vagas

Se você tem vaga em sua república/apartamento e busca um novo morador, é sempre importante tomar alguns cuidados para evitar problemas futuros.
– Entrevista:
Marque um horário com o candidato para conhecer o local, evite receber o candidato a morador sozinho, é importante tem mais pessoas com você se possível é interessante que as demais pessoas que moram no local estejam juntas, para assim poder analisar e aprovar ou não o novo morador.

– Perfil
É importante sempre analisar o perfil do candidato a morador, se estuda, onde estuda, que curso, se trabalha, onde trabalha e com o que trabalha, pois assim você pode ter ideia se esse candidato tem o perfil correto para morar com os demais moradores do local.

– Regras
Deixe claro sempre quais são as regra do local, se possível entregar até mesmo uma cópia dessas regras, para que no futuro este morador não alegue ignorância sobre tais regras.

– Pagamentos
Explique como funciona as datas e os pagamentos das contas, uma dica é solicitar para este novo morador o pagamento de um aluguel adiantado.